Direitos trabalhistas que você precisa saber

Tempo de leitura: 3 minutos

Os direitos trabalhistas como o próprio nome já diz são os direitos que todo trabalhador tem, mas não só os trabalhadores devem se informar sobre os seus direitos, os empregadores também devem estar cientes, pois uma ação movida por um empregado pode detonar não só com a sua empresa como também com a sua carreira, conhecer a lei é muito importante para ambas às partes para que os direitos e deveres sejam cumpridos.

As leis vale tanto para uma grande empresa como uma multinacional quanto para uma micro empresa que tenha apenas um funcionário, se tem pelo menos uma pessoa trabalhando ela precisa ser registrada com direitos a férias a cada ano trabalhado, um adicional de um terço do salário sobre elas, décimo-terceiro salário e FGTS que é depositado mensalmente.

Já em relação ao INSS, o empregador paga uma parte e o empregado outra parte, após um ano trabalhado, o empregado tem direitos a 30 dias de férias, além de um adicional de 1/3 na sua remuneração, se a funcionária ficar grávida, durante a licença maternidade de 120 dias quem paga o seu salário é o INSS e ela tem 150 dias de estabilidade no emprego após o parto.

Em caso de demissão o empregado tem direitos a receber salário, férias vencidas, décimo-terceiro proporcional, multa de 40% sobre o FGTS e aviso prévio, não tem direito a receber o bolsa familia 2019, mas caso a demissão for por justa causa o empregado perde as férias vencidas e também perde o direito de sacar o fundo de garantia, esses são alguns dos direitos trabalhistas que empregado e patrão precisa saber.

Dicas de alteração de endereço para extrato FGTS:

Se você mudou e não está recebendo seu extrato do FGTS, saiba como fazer a alteração de endereço para você receber na sua casa o extrato.

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um beneficio concedido ao trabalhador que trabalha sobre o regime da CLT, se você é um trabalhador que tem carteira assinada e recebe todos os benefícios como férias, decimo terceiro você também tem esse beneficio que é concedido a todos os trabalhadores que é dispensando sem justa causa.

O beneficio foi criado em 1966 pela lei 8.036 e tem a finalidade de garantir ao trabalhador um fundo para que ele se sustente ate que comece em um novo emprego, dessa forma quando a pessoa é dispensada do serviço sem justa causa ela recebe o fundo e pode procurar o novo emprego sem ficar pressionado.

Se você trabalha no regime da CLT e mudou de endereço e não está recebendo seu extrato do FGTS acompanhe algumas dicas para você alterar o endereço, é fácil e não vai tomar muito o seu tempo e você recebera o seu extrato para conferir se a empresa que trabalha tem depositado corretamente o seu beneficio.

Primeiro é necessário você acessar o site da Caixa Econômica Federal  e você será direcionado direto ao campo do FGTS, só que para você fazer essa alteração é necessário esta com o numero do PIS e sua senha do cartão cidadão da internet, depois que acessar colocando a senha é só você fazer a alteração.

É muito rápido mais se você tiver alguma duvida procure a agencia da Caixa mais próxima de sua residência e faça direto na agencia a alteração, levando seu comprovante de residência, cartão cidadão e documentos pessoais inclusive os com foto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *