Tempo de leitura: 7 minutos
Um e-commerce com baixo desempenho e difícil de usar pode prejudicar suas vendas on-line.
A aparência, a usabilidade e os recursos de uma loja virtual devem transmitir confiabilidade e profissionalismo. Como um site de comércio eletrônico se parece e se comporta fala de sua segurança e credibilidade. O momento em que seu site deixa de fazer com que os clientes se sintam bem em fazer negócios com você é o momento em que está prejudicando seus negócios.
Se o seu site de comércio eletrônico estiver passando por um dos sete sinais a seguir, talvez seja hora de substituí-lo de cima para baixo.
1. Seu site é lento
Os clientes odeiam sites de carregamento lento. Sempre foi assim. Dois dos relatórios mais citados sobre como o tempo de carregamento do site afeta as conversões vêm de 2009.
Em primeiro lugar, em junho de 2009, o Google relatou os resultados de um experimento em que diminuiu o tempo de carregamento da página de pesquisa. As páginas mais lentas reduziram o número de consultas que uma pessoa executaria. Apenas uma diferença de 400 milissegundos resultou em menos 0,44% de pesquisas.
Em seguida, um estudo de 2009 da Akamai afirmou que os compradores on-line esperavam que um site fosse carregado em dois segundos, e algo como 40% dos compradores simplesmente deixam um site se demorar muito para carregar.
Os clientes não ficaram mais pacientes nos últimos anos. Em julho de 2016, o Google divulgou um relatório sobre a criação de melhores experiências para dispositivos móveis.
Além disso, em um artigo publicado no Think with Google, Daniel An e Pat Meenan escreveram: “Os sites para dispositivos móveis ficam atrás de sites de desktop nas principais métricas de engajamento, como tempo médio no site, páginas por visita e taxa de rejeição. Para os varejistas, isso pode ser especialmente caro, já que 30% de todas as compras de compras on-line agora acontecem em telefones celulares. O site móvel médio de varejo dos EUA carregou 6,9 segundos em julho de 2016, mas, de acordo com os dados mais recentes, 40% dos consumidores deixam uma página que leva mais de três segundos para ser carregada. E 79% dos compradores que estão insatisfeitos com o desempenho do site dizem que é menos provável que comprem no mesmo site novamente.
Se o seu site estiver lento, pode ser a hora de um novo site ou pelo menos algumas melhorias no site.
2. Seu site não é acessível
Acessibilidade do site é um imperativo. É inaceitável excluir conscientemente compradores cegos e portadores de deficiências de teclado. Então, se o seu site não estiver acessível, você precisará de uma alteração. E se fazer a coisa certa não for o suficiente de um incentivo, você pode ser processado.
Desde 2015, tem havido muitos casos de empresas on-line sendo processadas por não fornecerem um site acessível a pessoas com deficiências. Aqui está o que o Departamento de Justiça dos EUA tinha a dizer sobre isso.
Hoje, a Internet, principalmente os sites da Web, desempenha um papel fundamental na vida pessoal, profissional e empresarial da maioria dos americanos. Cada vez mais, entidades privadas de todos os tipos estão fornecendo bens e serviços ao público através de sites que operam como locais de acomodação pública sob o título III da ADA [Americans with Disabilities Act]. Muitos sites de acomodações públicas, no entanto, tornam o uso por pessoas com deficiências difícil ou impossível devido a barreiras colocadas por sites projetados sem recursos acessíveis.
3. Seu site é difícil de manter
Se alterar o banner da página inicial ou atualizar as informações do produto no seu site exigir um desenvolvedor ou se for difícil, talvez seja necessário um novo website.
As plataformas de comércio eletrônico têm muitas funções, entre elas, o gerenciamento de conteúdo, independentemente de o conteúdo ser uma informação de produto, uma página informativa ou uma postagem no blog. Sua empresa deve ser capaz de fazer mudanças rápidas.
4. Sua Base de Dados Está Desatualizada
É a idade de ouro do desenvolvimento web. Quase diariamente, há novos recursos, novas APIs, novos frameworks ou novas bibliotecas disponíveis. Pode ser difícil acompanhar. Infelizmente, estar por trás não é apenas uma questão de perder recursos ou desempenho. O código desatualizado geralmente é um código vulnerável.
Considere, como exemplo, um artigo da Northeastern University (PDF) chamado “Não Dependa de Mim: Analisando o Uso de Bibliotecas JavaScript Desatualizadas na Web”, que foi lançado em fevereiro de 2017.
De acordo com os autores do artigo, “os desenvolvedores da Web dependem rotineiramente de bibliotecas JavaScript de terceiros, como a jQuery, para melhorar a funcionalidade de seus sites. No entanto, se não for mantida adequadamente, essas dependências podem criar vetores de ataque, permitindo que um site seja comprometido ”.
Além disso, os pesquisadores testaram mais de 130.000 sites e descobriram que 37% – cerca de 48.000 sites – estavam usando pelo menos uma biblioteca JavaScript com uma vulnerabilidade conhecida.
Os sites de comércio eletrônico precisam de um serviço de manutenção de sites regular para garantir que o código seguro seja usado. Se o seu site tiver uma base de código antiga, você poderá precisar de um novo site.
5. Seu site é difícil de navegar
Sua loja virtual deve ser fácil de usar. Você precisa de uma ferramenta de pesquisa funcional que retorne resultados relevantes em um flash. Você provavelmente precisará de categorias de produto que os clientes possam usar para “detalhar” os produtos que desejam. E você precisa de navegação em camadas e facetada para ajudar a classificar suas ofertas.
Os clientes nem sempre informam quando a navegação do seu site está ruim. Eles só vão sair. Se as taxas de conversão ou o tempo nas estatísticas do site forem ruins, pode ser um problema de navegação.
Uma boa navegação no site de comércio eletrônico, como o que você encontra no Beardbrand.com, deve ser fácil de entender e fácil de usar.
6. Seu site é difícil de estender
Deve ser fácil integrar sua plataforma de comércio eletrônico com serviços de terceiros. Deseja começar a usar um ótimo pacote de software de processamento de pedidos? Você deve conseguir conectá-lo por meio de uma interface de programação de aplicativos (API). Se o seu site ou plataforma não puder, você estará em desvantagem competitiva.
Seu site deve ser fácil de estender e integrar. Se não for, você pode precisar de um novo site.
7. Você acabou de ganhar US $ 1 milhão em vendas
A plataforma de comércio eletrônico que gerou seus primeiros US $ 1 milhão em vendas on-line pode não ser a melhor escolha para chegar a US $ 10 milhões.
No vernáculo do comércio eletrônico, as lojas on-line com vendas anuais variando de US $ 1 milhão a US $ 25 milhões são consideradas “intermediárias”. Os varejistas on-line do mercado intermediário muitas vezes enfrentam desafios significativamente diferentes dos vendedores on-line menores ou maiores. Assim, só faz sentido que você precise de uma plataforma de comércio eletrônico diferente.
Procure uma solução, que pode ser uma combinação de ferramentas de software, que ajude a automatizar processos.
Quando sua empresa tinha dez pedidos por dia, por exemplo, era simples procurar fraudes. Quando você tem 1.000 pedidos por dia, a prevenção contra fraudes pode precisar ser integrada ao seu site. Da mesma forma, quando você vendeu 100 produtos, você pode fazer merchandising no local e recomendações de produtos à mão. Mas com 10.000 produtos, você desejará personalização automatizada.
Quando sua empresa cresce, seu site também precisa evoluir.