Como abrir uma estofaria? Vale a pena?

Tempo de leitura: 6 minutos

Abrir uma estofaria pode ser uma boa ideia para quem pretende empreender no ano de 2021. Isso porque este tipo de negócio não é sazonal e conta com serviço e clientela o ano inteiro, dependendo da região em que é localizado.

Entretanto, é preciso conhecer a fundo quais são os passos para abrir uma estofaria de sucesso e assim desfrutar de bons resultados. Para saber mais, acompanhe o nosso conteúdo e fique por dentro!

Vale a pena abrir uma estofaria?

Antes de qualquer coisa, vamos pensar em como é o mercado da estofaria no Brasil, para que você possa avaliar a possibilidade de uma maneira muito mais interessante. 

Sabemos que, nos últimos anos, os cuidados com as finanças pessoais e até mesmo a manutenção de móveis tem feito a cabeça de muitas pessoas.

Afinal, a preocupação com o meio ambiente também surgiu, mostrando a importância de reutilizarmos os nossos bens materiais

Desse modo, o mercado de reforma de estofado tem se tornado cada vez mais destacado, e por isso, está em constante crescimento.

Sendo assim, abrir uma estofaria pode valer muito a pena, especialmente se você a abrir em um ponto bem posicionado de sua cidade.

Artigo Relacionado: Dicas de ergonomia para aplicar em seu home office

Como abrir uma estofaria? Passo a passo completo

Entendido que o negócio de estofaria tem se mostrado muito interessante, vamos agora ver o passo a passo para abrir o seu negócio e começar com o pé direito, e assim, poder caminhar rumo ao sucesso! Acompanhe:

1- Faça o seu plano de negócios

O primeiro passo é fazer o seu plano de negócios. É impossível investir em qualquer tipo de empreendimento se você não fizer, antes de qualquer coisa, este plano.

Afinal, é ele quem apontará os caminhos que possivelmente serão seguidos, além das projeções.

É a partir do plano de negócios que você estuda a fundo o que é o negócio e como ele impacta a região em que você está inserido.

Além disso, informações sobre a concorrência, preço, principais produtos e serviços também serão alinhados neste momento.

Lembre-se que um bom plano de negócio também considera quais são os investimentos necessários e quem será o seu público-alvo.

Até mesmo os fornecedores deverão ser avaliados neste momento. Aqui, cote o valor de tecidos para sofá, que serão necessários ao longo de todo o crescimento do seu negócio.

Afinal, alguns equipamentos (que falaremos mais tarde) serão adquiridos apenas no começo, enquanto a matéria-prima será constante e, por isso, no plano de negócio você deverá avaliar as melhores opções.

É como se você fizesse uma verdadeira inspeção no “campo” para saber como será a sua atuação a partir do momento da abertura de portas.

Vale destacar que até mesmo este conteúdo que você está lendo agora já faz parte do seu plano de negócios, pois você está estudando a viabilidade do serviço e quais são as etapas fundamentais para o seu desenvolvimento sadio.

2- Escolha o local adequado para abrir uma estofaria

Quando você estiver escolhendo o local para abrir uma estofaria, lembre-se de que diversos pontos deverão ser levados em consideração, como por exemplo:

  • Acessibilidade: Metrô, ônibus e estacionamento são benefícios que os seus clientes podem vir a ter. Por isso, avalie essa possibilidade antes de decidir qual será a localização.
  • Fluxo de pessoas: É claro que é importante ser visto por bastante gente, mas lembre-se de instalar o seu negócio em um local com um fluxo de pessoas que seja adequado. Por exemplo, abrir uma estofaria em uma região industrial, onde as pessoas passam às pressas para trabalhar, talvez não seja tão interessante quanto em um bairro mais comercial, porém, com um fluxo menor de pessoas.
  • Estrutura do local: O tamanho do empreendimento também precisa ser levado em conta neste momento. Se você quiser algo de pequeno porte, opte por uma estrutura para tal, por exemplo.

3- Invista na estrutura e nos equipamentos adequados

Para abrir uma estofaria, recomenda-se que a estrutura seja de no mínimo 40 metros quadrados, pois assim você já poderá começar o seu pequeno negócio de uma forma eficiente. 

Além disso, é claro que você precisa se atentar para os equipamentos, desde os menores até os maiores. São eles:

  • Computadores, impressoras e telefone para se comunicar com os clientes e imprimir notas fiscais, orçamentos, etc.
  • Mesas e cadeiras para o trabalho dos colaboradores.
  • Bancadas para a montagem dos estofados.
  • Ferramentas e todos os utensílios para a reforma.
  • Máquina de costura, que pode ser semi-industrial ou industrial, dependendo do nível de demanda.
  • Veículo para coletar e entregar os móveis para os clientes.
  • Matéria prima como tecidos, espumas, enchimentos, etc.

4- Cuide de toda a parte formal

Lembre-se que antes de abrir o seu negócio, de fato, você precisará abrir de maneira formal, considerando todos os trâmites requeridos pelos órgãos públicos da sua cidade. 

Isso inclui a criação do CNPJ da sua empresa, por exemplo. Na prefeitura do seu município você poderá se informar sobre todos os documentos e regras para abrir a sua empresa legalmente. 

5- Monte o seu time de colaboradores

Depois que você já tiver a sua estrutura toda produzida e organizada, você poderá começar a montar o seu time de colaboradores.

Aqui, você deve lembrar que precisa contar com profissionais para o atendimento, orçamento, montagem dos estofados, entregas e coletas. 

Para isso, você deverá calcular, de acordo com a demanda que você deseja atender, qual será a quantidade de colaboradores para cada uma das vagas disponíveis.

6- Divulgue o seu negócio de forma inteligente

Por fim, depois que você já tiver tudo alinhado, seguindo os passos que citamos, chegará o momento de você abrir uma estofaria de fato, literalmente. 

Ao abrir, será preciso fazer com que a sua empresa fique conhecida na região e, para isso, o processo de divulgação deverá ser feito de maneira qualificada. 

Para tanto, você poderá investir em anúncios nas mídias sociais, além de criar conteúdos nas redes para disseminar informações sobre o seu trabalho. 

Vale, inclusive, criar um blog ou site para mais informações sobre o seu empreendimento. Afinal, quanto mais você for visto, mais pessoas alcançará.

Por isso, invista na divulgação com a internet, desempenhe um excelente serviço e desfrute dos benefícios de abrir uma estofaria! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *